Imagem

Saiba como desinstalar um ar-condicionado

Se você está pensando em mudar de casa, em reformar a sala ou um quarto que tenha ar-condicionado instalado, com certeza já deve ter se perguntado como é o processo de desinstalação do eletrodoméstico.

Já explicamos por aqui todas as observações necessárias de como instalar o ar-condicionado janela e sobre a instalação do ar-condicionado Split, para que o seu eletrodoméstico tenha um desempenho melhor.

Ar-condicionado portátil na janela, com foco na tomada

Agora, vamos te ajudar a desinstalar o ar-condicionado sem prejudicar o seu produto.

Como desinstalar o ar-condicionado janela

O processo para desinstalar o ar-condicionado janela é mais fácil, se comparado com o modelo Split, já que este possui uma única unidade. Chaves de fenda, chaves Philips e uma escada firme e segura são materiais essenciais para fazer a desinstalação de forma prática.

Siga os passos para desinstalar o seu ar-condicionado janela:

1- Desligue o eletrodoméstico da tomada;
2- Certifique-se que o ar-condicionado esteja apoiado em um suporte seguro;
3- Retire todos os parafusos de fixação;
4- Remova cuidadosamente o aparelho.

Ter um ajudante vai fazer muita diferença na hora de retirar o ar-condicionado do nicho. Ninguém quer correr o risco de deixar o aparelho cair no chão e estragar o eletrodoméstico, não é?

Depois de removê-lo, vale proteger o produto com isopor para não correr o risco de amassar nenhuma parte ou até mesmo comprometer peças internas, como o condensador.

Ar-condicionado novo dentro da caixa

Como desinstalar o ar-condicionado Split

Este modelo de ar-condicionado dá um pouco mais de trabalho, porque ele é composto por duas unidades: a parte interna e externa. Com isso, é preciso ter em mente que o gás refrigerante fica distribuído nas duas partes e é preciso recolher este gás antes da desinstalação. Em outras palavras, é preciso fazer todo o gás refrigerante que está dividido no ar-condicionado ir somente para a parte externa, também conhecida como condensadora. Importante: você não pode fazer isso sozinho em casa! Para realizar esse procedimento, você precisa chamar um técnico especializado, combinado?

Ar-condicionado split no quarto, com foco na tomada

Depois que o técnico realizar esse processo de recolhimento do gás, basta seguir os seguintes passos para remover o ar-condicionado:

1- Desligue o eletrodoméstico da tomada;
2- Retire as tubulações da parte interna e externa;
3- Remova o dreno do ar-condicionado;
4- Retire os parafusos de fixação;
5- Remova a unidade interna e externa.

Para o transporte, são os mesmos cuidados: não deixe cair ou bater nenhuma das unidades e proteja o seu produto com isopor para não amassar.

Precauções com a desinstalação

É importante ressaltar que, assim como na instalação, nós recomendamos um técnico especializado para a remoção do ar-condicionado.

Certamente, um profissional vai conseguir avaliar a melhor maneira de desinstalar o produto sem que ele se danifique ou que haja vazamento de gases e líquidos.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!