Imagem

Como saber se o gás está acabando: 3 métodos simples

Uma das principais preocupações de quem usa gás em botijão é controlar o gasto e tentar prever quando vai acabar. Não há indicações claras da quantidade de gás restante no botijão, mas existem maneiras de acompanhar o uso do gás e se preparar para o momento em que ele estiver acabando, usando os indícios dados pelo próprio gás. Confira:

Dicas de como saber quando o gás está acabando:

1. Peso do botijão:

Quando o botijão está próximo de se esvaziar, o gás que era preservado ali dentro em estado líquido por conta da compressão muda para o gasoso, diminuindo consideravelmente o peso do recipiente. Não há, no entanto, uma forma precisa de saber quanto tempo o gás restante no botijão vai durar, mas é uma maneira de garantir mais tempo de uso e se planejar.

2. Chamas do fogão:

O próprio fogo mantido pelo gás dá sinais de quando seu combustível está para acabar. Note que as pontas das chamas ficam avermelhadas e trepidantes, diferente do azul intenso de quando o botijão está cheio. Isso é sinal de que a combustão não é suficiente e há uma proporção muito maior de oxigênio que de gás na queima. Quando perceber isso, prepare a troca.

3. Calendário:

Para você que quer aprender como saber que o gás está acabando, essa é uma forma de controle de longo prazo, porém bastante simples. Marque em um calendário o dia em que o novo botijão foi instalado e assinale quando ele acabar. Dessa forma, munindo-se também dos outros métodos, você começa a entender a duração média de um botijão de acordo com seu uso e até a fazer previsões mais certeiras do quanto ele vai durar, baseado em mudanças neste uso (geralmente gasta-se mais no final do ano por conta de feriados onde se reúne a família como Natal e Ano Novo, porque passamos mais tempo cozinhando).

Lembrando sempre que é preciso verificar periodicamente o estado do kit de instalação de gás. Se a mangueira apresenta sinais de ressecamento, se as válvulas estão funcionando corretamente. Isso tudo pode ficar ainda mais claro se seu gás começar a acabar mais rápido de um mês para o outro sem qualquer grande mudança no uso.

O indicado é sempre verificar a validade da sua mangueira. Os kits para instalação podem ser encontrados na categoria de peças de fogão da loja Consul, e se você ainda está com dúvidas também pode solicitar ajuda no suporte técnico da Consul.

Agora, que você já conhece os métodos para saber se o gás está acabando, que tal conferir dicas simples para economizar gás de cozinha?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!