Imagem

Fogão enferrujado: O que fazer?

As manchas de ferrugem são um problema comum em fornos e fogões, de inox ou não, que podem ser resolvidos de maneiras relativamente simples. A ferrugem acontece quando você não limpa o eletrodoméstico com frequência, permitindo a oxidação dos componentes metálicos nele.

Para te ajudar, ensinamos cinco métodos diferentes de como tirar ferrugem do fogão, usando ingredientes que você provavelmente tem disponíveis em casa, assim podendo experimentar e escolher o que é melhor para tirar ferrugem do seu fogão. Confira:

O que é bom para tirar ferrugem de fogão?

Bicarbonato de sódio:

O bicarbonato de sódio é um poderoso desengordurante, ele é útil para remover as mais variadas manchas em todo tipo de superfície.

Para as manchas de ferrugem no seu fogão, faça uma pasta misturando bicarbonato de sódio e água. Então aplique essa solução sobre as manchas e as esfregue com cuidado usando uma escova de dentes ou uma esponja que seja macia, para não acabar arranhando o eletrodoméstico.

Limão:

Caso sua dúvida seja saber como tirar ferrugem da boca do fogão, o limão é o seu aliado nesse processo por conta da sua acidez. Para remover esse tipo de mancha vai ser preciso usar pelo menos o suco de um limão inteiro, talvez mais dependendo da quantidade de manchas sobre a superfície do eletrodoméstico.

Espalhe sal sobre as manchas de ferrugem e então derrame o suco, esfregando com uma escova de dentes ou esponja macia. Repita o processo até remover totalmente as manchas.

Batata crua:

Aqui temos um removedor de manchas nada intuitivo. A batata possui uma substância chamada ácido oxálico, que tem um grande poder de remoção especificamente para manchas de ferrugem, transformando-a numa poderosa aliada.

Rale a batata crua e esfregue-a sobre a mancha. Para tornar o método ainda mais eficaz, misture bicarbonato de sódio ou vinagre à batata ralada.

Papel alumínio:

Se sua dúvida é como tirar ferrugem da tampa de fogão, saiba que o papel de alumínio e seu poder abrasivo vai ser uma mão na roda para te ajudar nesse problema. Basta molhar um pouco de papel alumínio e esfregá-lo sobre a mancha. Se preferir, acrescente detergente neutro para ajudar na remoção.

Vinagre branco:

Agora, voltando para métodos mais tradicionais, o vinagre é outro velho conhecido dos nossos textos sobre remoção de manchas. Assim como o bicarbonato de sódio, ele também é muito útil na hora de livrar seu fogão daquela ferrugem desagradável.

Você só precisa esfregar a mancha com um pouco de vinagre e um pano limpo. Se ela mesmo assim teimar, deixe o vinagre branco de molho de um dia para o outro agindo e dissolvendo a ferrugem difícil. Esfregue com um pano limpo para remover.

Se mesmo seguindo essas dicas a ferrugem ainda persistir, talvez seja a hora de trocar o acessório ou peça do fogão, afinal esse tipo de mancha pode aparecer após um longo tempo de uso do eletrodoméstico e ser prejudicial a sua saúde.

E como faço para evitar manchas de ferrugem?

A melhor forma de impedir que essas manchas aconteçam é limpando o seu fogão com frequência e, quando possível, mantendo-o coberto e protegido de efeitos externos, principalmente se você morar perto da praia, devido ao tempo úmido e à salinidade. Aplicar produtos e pinturas que protegem contra a ferrugem é outra forma de salvar seu eletrodomésticos da corrosão.

Agora que você já conhece e aprendeu todas as nossas dicas caseiras para remover ferrugem do seu fogão, que tal conferir os nossos outros truques de como limpar mancha de fogão em 4 passos?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!