Imagem

Coifa: tudo o que você precisa saber sobre esse eletrodoméstico

Cada vez mais as coifas vem ocupando um papel indispensável na cozinha, pois com ela você consegue acabar com aquele cheiro de comida que fica no ambiente quando preparamos as refeições.

Mas se engana quem pensa que é só esse o benefício desse aparelho, afinal a coifa é um eletrodoméstico com inúmeras vantagens e por isso, preparamos esse guia para te explicar todas elas. Aqui você encontra também tudo sobre as suas funcionalidades, os modelos disponíveis, como é feita sua instalação e limpeza. Vamos começar explicando para que serve a coifa e como ela funciona: 

Para que serve a coifa?

Instalado sempre acima do fogão ou do cooktop, este eletrodoméstico foi feito para absorver a fumaça dos alimentos que você está preparando. Uma coifa vai te ajudar na limpeza, uma vez que evita que o vapor gorduroso e o cheiro dos alimentos se espalhem por toda a casa. Isso tudo, claro, sem deixar de lado um visual todo moderno para a sua cozinha.

Como funciona a coifa?

Existem dois modos de funcionamento: depurador e exaustor. Mas não se preocupe, não precisa fazer outra pesquisa para entender as diferenças entre um e outro. No geral, as duas executam o mesmo trabalho de sugar a fumaça que sobe quando se está cozinhando. Mas o que muda é o que acontece com esse vapor. Entenda:

Exaustor

O Exaustor é recomendado para quem cozinha muito, pois este modo é mais eficiente na remoção de odores uma vez que ele “suga” do ambiente o ar quente e gorduroso e joga-o para o exterior, substituindo-o pelo ar fresco da rua – e, nesse processo, elimina 90% das impurezas. Neste caso, você vai precisar de uma reforma para instalar ele, caso a cozinha não esteja projetada para tal.

Ah! E se você mora em apartamento, vale lembrar que antes de qualquer reforma, você deve consultar o síndico do prédio. Não são todos os apartamentos que a instalação de uma coifa é autorizada.

Coifa

Depurador

O Depurador é bem mais simples por possuir um filtro interno que absorve o ar “sujo” da cozinha, filtrando-o e liberando-o de volta no ambiente  e por isso não necessita de nenhuma reforma para ser instalado. O único cuidado a ser tomado é a limpeza do filtro, que deve ser feita de tempos em tempos.

Se ainda quer mais detalhes deste comparativo, confira o nosso post, em que explicamos as diferenças da coifa modo depurador e exaustor.

Coifa funcionando

Coifas para apartamento

A coifa se faz ainda mais necessária dentro de ambientes pequenos. E, falando em ambientes pequenos, o que mais temos hoje em dia são apartamentos bastante compactos e, muitas vezes, com todos os ambientes integrados.
Quem possui uma decoração de conceito aberto sabe ainda melhor que para evitar que o cheiro e gordura invadam toda a casa, o eletrodoméstico é essencial.

Se este é seu caso, confira nosso post sobre coifas para apartamentos e entenda como escolher o seu.

Modelos de Coifas

Se você já começou as suas pesquisas sobre coifa, já deve ter se deparado com dois modelos diferentes. Abaixo explicamos um pouco mais sobre os modelos existentes para te ajudar escolher a coifa ideal para a sua casa.

Coifa da Parede

O primeiro modelo, a Coifa de Parede, deve ser fixado em uma parede como o próprio nome já diz. A grande vantagem desse modelo é que a maioria das cozinhas já possuem uma configuração apropriada para o eletrodoméstico: com um fogão, Cooktop ou Forno encostados na parede.

Coifa de Ilha

Já o segundo modelo, a Coifa de Ilha, é um pouco menos comum por precisar de um projeto um pouco mais complexo e, muitas vezes, uma reforma muito grande no cômodo. Ela é indicada para as cozinhas no estilo americano, que geralmente possuem uma ilha com fogão ou cooktop no meio do cômodo.

Como limpar a coifa

E falando em limpeza, chegou a hora da gente conversar sobre a melhor maneira de deixar a sua coifa bem limpa e funcionando perfeitamente.

O primeiro passo é fazer a limpeza externa:

  1. Certifique-se de que a coifa está desligada;
  2. Use sabão neutro e uma esponja macia para tirar toda a gordura do produto;
  3. Limpe o sabão com um pano úmido e, para secar, use um pano seco.

Ah, e também não podemos nos esquecer da parte interna para os modelos com depuradores. Para saber mais, você pode conferir nossas dicas no post de limpeza de coifas.

Filtro Metálico

Para modelos de coifa com filtro metálico, basta seguir este processo de limpeza:

1. Retire o filtro puxando a alça de liberação delicadamente;
2. Lave o filtro com uma esponja macia e detergente;
3. Espere o filtro secar completamente ao ar livre e instale novamente.

Filtro de Carvão

Não é possível lavar esse tipo de filtro. Sendo assim, você precisa substituir ele sempre que necessário.

Se ficar com dúvidas se o seu filtro já precisa ser trocado, é só consultar o manual sobre a periodicidade correta para a troca. O processo é bem fácil, olha só:

1. Retire o filtro metálico e em seguida puxe para baixo as alças de liberação. Assim, você consegue retirar o filtro de carvão;
2. Depois de comprar um filtro de carvão novo no site da Consul, é só encaixá-lo no local indicado e encaixar o filtro metálico novamente.

Filtro da Coifa

Como instalar

Existem três regrinhas básicas para começar o processo de instalação da coifa:

  • Centralizar ela com um fogão ou cooktop;
  • Se certificar que tem uma tomada por perto;
  • Deixar próximo de uma saída de ar, se você optar pelo modo exaustor.

Lembrando que você não precisa necessariamente ter uma passagem de ar para ter uma coifa. Os modelos de depurador dão conta do recado sem precisar fazer uma reforma na cozinha.

O ponto de atenção que você deve ter na hora da instalação é a altura que a sua coifa vai ficar em relação ao fogão ou cooktop. Se ficar perto demais, vai te atrapalhar na hora de cozinhar. Se estiver longe demais, não vai conseguir sugar o vapor.

Aqui, recomendamos você checar o manual do seu produto. Mas, no geral, é melhor garantir uma altura média de 65cm para você conseguir instalar a sua coifa sem muitas complicações!

Também explicamos melhor como fazer a instalação da coifa. Em caso de dúvidas, não pense duas vezes em consultar um profissional especializado!

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!