Como pronunciar nomes de cervejas?

Pode parecer banal, mas não é tão fácil assim pronunciar certos nomes de cervejas, estilos, cervejarias e tantas outras palavras complicadas que existem no universo das cervejas artesanais. Schwarzbier, Foreign Extra Stout, Kristallweizen, Dunkelweizen, Bière Brut, Roggenbier, Kölsch, Weihnachts, Weihenstephaner, Westvleteren são algumas delas. E isso é só para dar um exemplo.

Grande parte dessa dificuldade acontece porque são palavras em línguas estrangeiras, como inglês e alemão. Mas não se desespere. Também não é tão difícil assim. E, na pior das hipóteses, um erro só renderá uma história engraçada para contar. Separamos aqui algumas dicas que podem ser úteis para você não passar vergonha na hora de falar sobre cervejas.

Admita – Não é vergonha para ninguém dizer que não sabe. É melhor do que tentar disfarçar e cometer erros bobos. A primeira coisa é admitir e depois pronunciar os nomes das cervejas do jeito que você acha que são. Algumas vezes, os próprios interlocutores da conversa podem ajudar a descobrir como falar de forma correta.
Ouça cerveja – Ler sobre a nossa querida bebida é sempre bom. Mas sempre que possível, procure ouvir também. Vá a eventos de cerveja, converse com especialistas, participe de jantares harmonizados e cursos. E, principalmente, na dúvida, pergunte a quem sabe. Cultura cervejeira nunca é demais.
Identifique – Ao tentar pronunciar uma palavra que não sabe, procure descobrir qual é a língua de origem. Isso ajuda a diminuir a amplitude de possibilidades. Um nome em italiano soa muito diferente de um nome em alemão. Esse “setup” mental é quase instintivo.
Entenda o significado – Se os nomes das cervejas em questão não fizerem sentido para você, dificilmente uma boa pronúncia vai salvar. Procure saber o que eles significam para ter a entonação correta. Repetimos mais uma vez: cultura cervejeira nunca é demais.
Pergunte ao Google – Na dúvida, a tecnologia também pode dar uma forcinha. Colocar uma palavra no Google Tradutor, ajustar a língua de origem e pedir para o site pronunciar para você pode ser uma saída. Claro, não é o ideal. Bom mesmo é ouvir a pronúncia certa da boca de algum especialista. Mas pode ajudar bastante.

Fonte: Blog Clubeer e Instituto da Cerveja.

Beba com moderação

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!