Imagem

Aquecedor ou ar-condicionado, qual é o melhor?

Sentiu que o clima na sua cidade está mudando? Então agora é uma boa hora para investir em algo para deixar a sua casa mais quentinha, não acha?

Embora a gente já tenha dado algumas dicas de como aquecer a casa no inverno, se a casa ficar muito gelada, vale a pena investir em um eletrodoméstico para te ajudar nessa tarefa.

Por isso, resolvemos te ajudar a escolher qual é o melhor: aquecedor ou ar-condicionado.

Ar-condicionado

Além de regular a temperatura de um ambiente maior, o ar-condicionado possui uma eficiência energética melhor do que um aquecedor, já que a sua distribuição de ar funciona melhor para cômodos ou salas maiores. Outra vantagem do ar-condicionado é que ele também pode ser usado para tirar a umidade do ambiente.

Ar-condicionado quente e frio

Por ser mais versátil, esse tipo de aparelho é indicado para aquecer ou refrescar sua casa ao longo de todo ano, de acordo com a temperatura da época. E, se você acha que por ter uma função de aquecimento o ar-condicionado quente e frio consome mais energia que o tradicional, você se enganou. O consumo é o mesmo de um modelo que só esfria.

Vemos um ar-condicionado aquecendo uma sala.

Instalação do ar-condicionado

A instalação de um ar-condicionado split ou de janela possui alguns pontos de atenção. O local onde ele vai ser instalado precisa ser pensado com antecedência para que o produto
tenha um desempenho melhor e consiga refrigerar ou aquecer a sua casa com mais eficiência.

Consumo de energia

O consumo de energia de um ar-condicionado está bastante ligado ao BTU dele. Se você não sabe o que é BTU, nós já explicamos por aqui. Escolher a potência certa para o cômodo onde ele vai ser instalado vai te ajudar a não desperdiçar energia elétrica!

Outro fator a favor é o modelo de ar-condicionado Split Inverter, que possuem uma tecnologia que mantém uma temperatura constante, ou seja, ele não vai ficar ligando e desligando tendo picos de consumo de energia.

Aquecedor

Em uma rápida pesquisa, você vai encontrar vários modelos de aquecedores, de diferentes marcas. Por ter uma distribuição de ar quente concentrada em uma pequena área, esse tipo de produto é indicado para aquecer espaços pequenos como escritórios ou quartos menores.

Instalação do Aquecedor

A instalação do aquecedor é a sua principal vantagem em relação ao ar-condicionado. A maioria dos modelos são elétricos e portáteis, ou seja, você só precisa ter uma tomada por perto que ele pode ser usados em qualquer lugar da casa.

Consumo de energia

Em um primeiro olhar, o consumo de energia de um aquecedor é menor do que de um ar-condicionado. Porém, se a gente for comprar a eficiência de aquecer um cômodo inteiro, aí o ar-condicionado acaba tendo mais vantagem.

O calor do aquecedor é bastante concentrado, e por isso é indicado para menos horas de uso e para esquentar pequenos espaços.

Aquecedor ou ar-condicionado, qual é o melhor?

Vai depender do que você está procurando! Se for para aquecer lugares grandes, como salas e quartos maiores, o mais indicado é um ar-condicionado. Para locais pequenos ou para poucas horas de uso, um aquecedor vai dar conta do recado.

Outro ponto que também deve ser levado em consideração é o investimento que você pretende fazer. Isso porque deve ser colocado na conta outros fatores como manutenção do produto e vida útil.

Para dar uma última ajuda, selecionamos algumas dicas para economizar energia elétrica no inverno!

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!