Diferenças entre o tanquinho e a máquina de lavar

Quando pensamos nos cuidados com as roupas, é sempre bom levar em consideração produtos que não só se encaixam na sua rotina, mas que também deixam-na mais prática. E a máquina de lavar tem esse papel na lavanderia, mas talvez, na hora de pesquisar, você já considerou ter um tanquinho de lavar roupa. E aí surgem as dúvidas: quais as diferenças entre a máquina de lavar e o tanquinho? Qual deles vale mais a pena? Quais as vantagens e desvantagens de cada modelo? Trouxemos algumas dicas para esclarecer essas questões.

Qual a principal diferença entre o tanquinho e a máquina de lavar?

Basicamente, os dois são definidos como máquina de lavar, porém o tanquinho é uma máquina de lavar semiautomática, pois ela possui menos funcionalidades que a máquina de lavar automática.

A principal diferença é que o tanquinho não possui a função de centrifugação, isto é, as roupas precisam ser torcidas à mão após a lavagem, para só então irem para o varal ou para a secadora. A centrifugação da máquina de lavar já possibilita que você tire a sua roupa direto do cesto de lavagem para o varal, acelerando a tarefa.

Ainda é importante destacar que a máquina de lavar possui uma preocupação maior de performance e cuidado na agitação das roupas. De forma mais clara, isso significa maior cuidado com os tecidos, visto que há uma boa relação entre potência de agitação, tempo de molho e velocidade de centrifugação para cada tipo de tecido. Isso significa uma lavagem profunda e cuidadosa.

O tanquinho limpa mais do que a máquina?

Na prática, a resposta é não. Ambos limpam bem as suas roupas, o que muda entre eles é o sistema de lavagem.

O tanquinho lava por um processo chamado de turbilhonamento. Nesse método, o batedor começa a girar, assim a água forma uma espécie de turbilhão dentro da lavadora. Essa movimentação cria um atrito das roupas com o cesto de lavagem do tanquinho e é isso que possibilita a limpeza das peças.

O processo da máquina de lavar se dá pelo encontro de diferentes fatores:

  • potência de agitação
  • tempo de molho
  • velocidade de centrifugação

Cada um desses itens pode variar conforme o tipo de tecido a ser lavado, a cor das peças e a quantidade de roupas. Isso tudo possibilita uma limpeza profunda das suas peças, sem danificá-las. No final das contas, podemos dizer que a máquina de lavar limpa tão bem quanto o tanquinho*.

*de acordo com o índice de eficiência de lavagem das lavadoras consul vs os das lavadoras semiautomáticas divulgados nas tabelas de eficiência energética do Inmetro – Edição 2019 com data de 20/01/21.

Quando se fala em tirar manchas da roupa, há um mito de que os processos com mais atrito, como o do tanquinho, auxiliam na tarefa, porém, na prática, isso pode gerar até mais desgaste das suas roupas. Nesse caso, ter um processo de lavagem mais lento, com um bom molho e enxágue, pode ser mais útil e benéfico para as suas peças. Nesse quesito, a máquina de lavar pode ser uma escolha mais eficaz.

Qual dos dois vale mais a pena ser comprado?

O tanquinho é uma escolha positiva se levarmos em consideração dois pontos: custo e espaço. Além de ser um produto mais acessível, o tanquinho tem um modelo mais compacto, ideal para quem tem lavanderias pequenas.

Já a máquina de lavar, no combo custo-benefício, segue sendo a melhor escolha por toda a sua praticidade e entrega. Com ela, você apenas tem que colocar a roupa no cesto, escolher o melhor ciclo e, após a lavagem, pendurar suas roupas no varal.

As opções de máquina de lavar atuais ainda oferecem vantagens como ciclos silenciosos, lavagem delicada, processos de lavagem para edredom e até mesmo sistemas de lavagem mais pesados para panos de chão ou roupas com manchas. São vantagens para quem tem que dar conta de toda uma rotina e não quer ter mais uma demanda na área de serviço.

Tanquinho é mais econômico que máquina de lavar?

Criou-se um mito de que o tanquinho é mais econômico, pois ele gastaria menos luz, água e itens de limpeza, como sabão em pó e amaciante. Isso até era uma realidade antigamente, porém, com as novas tecnologias, a produção de máquinas de lavar é pensada para ter preocupações e possibilidades de economia ainda mais vantajosas.

As máquinas de lavar Consul, por exemplo, contam com o sistema de Dosagem Extra Econômica, em que suas roupas ficam bem lavadas e você tem uma economia de até 70% de sabão em pó (comparando o volume de sabão em pó indicado no copo dosador para o nível ‘pouco suja’ em relação ao ‘muito suja’ em todos os níveis de água).

Veja como é fácil de usar: você coloca as roupas na máquina de lavar e vê a marcação na régua interna; depois seleciona o nível de água indicado pela régua e, na sequência, o nível de sujeira. Aí é só usar o copinho para medir a quantidade de sabão, garantindo que suas roupas fiquem bem lavadas com economia.

Outra vantagem é a Lavagem Econômica, na qual você pode reaproveitar a água usada na lavadora para outras tarefas de casa, gerando mais economia de água e evitando o desperdício.

Para economia de energia, você deve conferir a classificação energética dos produtos que está comprando – seja a máquina de lavar ou o tanquinho – e investir naqueles que têm selo A, o que significa menos consumo da sua conta de luz!

Ainda está na dúvida na hora da compra?

A nossa dica é que você pesquise bem todos os modelos que tem interesse e faça uma lista de prós e contras, analisando custo-benefício e entendendo aquilo que cabe no seu orçamento. Assim fica mais fácil encontrar o produto que fará mais sentido para a sua casa!

Compartilhar