Imagem

Saiba tudo sobre ar-condicionado

Faz tempo que o ar-condicionado deixou de ser assunto apenas durante o verão. Com a constante variação das temperaturas nas diversas regiões do país, este eletrodoméstico é capaz de fazer a diferença proporcionando mais conforto na sua casa ao longo de todo o ano. Para facilitar a vida de quem quer entender mais sobre o assunto ou saber como escolher um ar-condicionado, explicamos como funciona, quais são os tipos disponíveis no mercado, quais as funções que ele pode oferecer e muito mais. Assim, você irá saber tudo sobre ar-condicionado e poderá escolher o modelo ideal para você.

Como funciona o ar-condicionado?

O ar-condicionado conta com um sistema interno capaz de transformar o ar quente do ambiente externo em ar frio usando gás refrigerante – normalmente, são usados gases R-22 ou R-410a.

O aparelho suga o ar do ambiente e o conduz por um evaporador, onde o ar entra em contato com o gás refrigerante em estado líquido. Com isso, o ar-condicionado resfria o ar quente do ambiente e o devolve numa temperatura mais amena.

Tipos de ar-condicionado

Para saber como escolher o ar-condicionado ideal para sua casa, é importante conhecer os tipos de aparelhos disponíveis e quais são os benefícios que cada um deles oferece.

Split

O ar-condicionado split é o tipo de aparelho mais moderno, que conta com painel eletrônico, maior número de funções e design mais arrojado. Também tem alta potência para resfriar ou aquecer o ambiente. Em contrapartida, sua instalação é a mais trabalhosa e só pode ser realizada por um técnico especializado autorizado pela fabricante. Além disso, requer que seja feito um buraco na parede.

Ar-condicionado Split instalado na parede da sala com destaque para as suas características

Alguns aparelhos deste tipo contam com a tecnologia Split Inverter, que controle a temperatura com o motor sempre ligado e economiza energia.

Janela

Este tipo de ar-condicionado pode ser instalado de forma mais simples, sem a necessidade de abrir um buraco na parede. Os aparelhos variam entre modelos com painel eletrônico e mecânico.

Portátil

Ideal para ambientes pequenos, o ar-condicionado portátil oferece menos potências do que os modelos Split e janela, mas tem a vantagem da mobilidade. A instalação é tão simples que pode ser feita por você mesmo, sem precisar de um técnico especializado.

Se você está em dúvida sobre o qual tipo de aparelho ideal para você, leia nosso post completo sobre as diferenças entre ar-condicionado de parede e portátil.

Ar-condicionado reverso

Esta função faz muita diferença na hora de decidir qual ar-condicionado você vai comprar. O ar-condicionado reverso é aquele que é capaz de reverter o ciclo de funcionamento e, além de resfriar, aquecer o ambiente. Saiba mais sobre como funciona o ar-condicionado reverso no nosso conteúdo exclusivo sobre o tema.

Funções do ar-condicionado

O aparelho de ar-condicionado conta com uma série de funções que vão além de simplesmente resfriar ou aquecer o ambiente. Veja na tabela abaixo quais são as principais e para que elas servem, assim você não terá dúvidas quando for utilizar um controle de ar-condicionado:

Função Para que serve?
Liga/Desliga Ligar e desligar
Autolimpeza Limpar o aparelho
Apagar visor Desligar a luz do aparelho
Timer on/off Ativar e desativar o timer
+ Econômico Economizar energia
Super Turbo Acelerar o resfriamento
Sono Bom Ajustar temperatura para um sono confortável
Modo Aciona outras funções, como “Aquecer”
Favorito Aciona suas configurações favoritas
Oscilar Controla a movimentação do ar

Saiba mais sobre essas e outras funções do seu aparelho no post que mostra como funciona o controle remoto do ar-condicionado.

Como instalar ar-condicionado

A instalação de aparelhos do tipo Split é complexa e deve ser feita por um técnico, que vai fixar as unidades interna e externa nos locais apropriados e fazer toda ligação entre eles de forma segura e eficiente.

Já o ar-condicionado do tipo de janela pode ser instalado por você mesmo, mas exige cuidados e precauções para garantir a segurança e o bom funcionamento do seu aparelho. Veja o nosso post completo com o passo a passo para instalar ar-condicionado janela.

Ar-condicionado janela instalado na parede do quarto com destaque para a facilidade de instalação

Por fim, o ar-condicionado portátil é que oferece instalação mais simples: basta fixá-lo na janela, de acordo com o manual de instruções, e pronto. Você ainda pode mudá-lo de cômodo sempre que quiser.

Como limpar o ar-condicionado

Todos os tipos de aparelhos precisam ser limpos periodicamente – mesmo aqueles que têm a função Autolimpeza. Veja como fazer limpeza de ar-condicionado em passos simples:

  1. Remova o painel e o filtro do aparelho de acordo com o manual de instruções – no ar-condicionado portátil, o painel para remoção do filtro é traseiro, enquanto nos outros modelos é frontal;
  2. Lave o filtro em água corrente – pode usar detergente neutro e esponja para ajudar a remover a sujeira;
  3. Deixe secar bem antes de recolocá-lo no aparelho;
  4. Finalize limpando a parte externa e o painel com pano úmido, sem nenhum tipo de produto abrasivo que possa danificar o acabamento do seu ar-condicionado.

Agora que você já sabe tudo sobre ar-condicionado e viu como este aparelho é capaz de mudar a sua vida durante o verão, aproveite e veja o nosso post que desmistifica um assunto importante: é verdade que o ar-condicionado resseca o ar?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!