Como organizar a geladeira e evitar o desperdício de alimentos

desperdício de alimentos na geladeira

Quantas vezes você já não esqueceu algo na geladeira e quando se deu conta aquilo já estava estragado? Legumes envelhecidos, sobras desperdiçadas e muitos outros alimentos que acabam no lixo.

O desperdício de comida é um problema que afeta 6 em cada 10 brasileiros, de acordo com uma pesquisa feita pela Unilever, com apoio da Organização das Nações Unidas. O pior é que uma das principais causas desse desperdício de alimentos acontece dentro da geladeira.

Isso acontece porque muitas vezes não se sabe o que tem dentro da geladeira. Essa desorganização impacta diretamente no desperdício de alimentos, o que acaba pesando também no bolso. A conta do supermercado é uma que pode ser enxugada quando temos a geladeira mais organizada.

Para evitar o desperdício de alimentos e te auxiliar separamos aqui algumas dicas para melhorar o uso da geladeira na sua casa:

limpar a geladeira

Limpe a geladeira para evitar o desperdício de alimentos

É um ciclo perigoso: a geladeira está bagunçada, acabamos não vendo o que tem dentro dela e assim os alimentos estragam. Alimentos estragados podem acelerar o processo de decomposição de outros alimentos. Para isso é preciso manter a geladeira sempre em dia!

A organização da geladeira não depende somente de manter cada item em seu lugar. Ela precisa, antes de tudo, estar limpa por dentro. Nesse momento, lembre-se de higienizar toda a parte interna da sua geladeira. Para isso, confira o nosso guia de como limpar geladeira e siga o passo a passo.

A dica é que você faça uma faxina interna sempre que for fazer compras grandes, assim você consegue se atentar aos seguintes tópicos:

– Itens que estão fora do prazo de validade;
– Itens que estão próximos do vencimento;
– Itens que precisam ser repostos.

Esse é um bom começo para você saber o que precisa ser consumido e o que precisa ser comprado.

Como higienizar os alimentos antes de colocá-los na geladeira

Depois da geladeira limpa, é hora de fazer a higienização dos alimentos antes de levá-los para a geladeira.

1. Comece separando os alimentos que já estão abertos daqueles que ainda estão lacrados.

2. Depois separe os alimentos por categoria. Coloque os laticínios, iogurtes, queijos, manteiga, margarina e leite, em um bloco; as comidas prontas para o consumo em outro bloco; os condimentos, molhos, geleias e compotas em outro lote; as bebidas em outro e por fim os alimentos in natura em outro grupo, como as frutas, verduras e legumes

3. Feito isso, higienize todos os alimentos com água e sabão ou um borrifador com álcool 70%. Tudo que é de geladeira precisa ser higienizado antes de ser colocado lá, inclusive as embalagens fechadas. Lembre-se também de secar tudo. Armazenar alimentos molhados acelera o processo de decomposição e pode facilitar o aparecimento de mofo. Portanto, seque tudo com um pano limpo ou uma toalha de papel.

4. Com as embalagens higienizadas, os alimentos lavados e separados, é hora de checar como está o armazenamento desses itens. Tudo que vai para a geladeira precisa ser em um pote com tampa. Evite guardar panelas ou alimentos sem embalagem ou soltos na geladeira. Esse tipo de hábito é muito nocivo, pois abre espaço para contaminação e também para que o odor de determinados alimentos se espalhe dentro da geladeira.

5. Se houver alimentos prontos para o consumo ou que já tenham sido abertos, coloque todos em potes com tampas ou sele-os com plástico filme. Isso é importante para os frios, como presunto e queijo fatiado, por exemplo.

6. Atente-se a data de vencimento dos alimentos contida no rótulo. Observe por quanto tempo eles podem ficar armazenados na geladeira e observe também quanto tempo eles podem ser mantidos refrigerados depois de abertos. Esse detalhe é importante para você priorizar o consumo dos alimentos que estão perto da data de vencimento

7. No momento de embalar vegetais, coloque as verduras folhosas em sacos herméticos, com uma toalha de papel dentro. Assim você garante que eles estarão prontos para o consumo quando você precisar.

8. Se quiser, forre com uma toalha de papel a gaveta de vegetais e legumes. Não há necessidade de guardar os legumes em sacos plásticos, apenas lave e seque-os bem antes de guardá-los.

Saiba mais: confira dicas para higienizar frutas e saladas

organizando a geladeira

Como organizar a geladeira para evitar o desperdício de alimentos

Tendo uma geladeira organizada é possível saber o que tem dentro, o que precisa ser consumido e o que não tem tanta urgência. Para isso, é importante saber em qual local guardar cada item.

A seguir a gente te mostra onde colocar cada item na sua geladeira.

Porta da geladeira

Esse local é o que sofre mais alterações de temperatura, pois quando a porta é aberta, os produtos que estão nela entram em contato com o calor de fora da geladeira. Portanto, coloque nela alimentos que não são sensíveis às alterações de temperatura, como condimentos, molhos, geléias, compotas, refrigerantes, água e bebidas alcoólicas.

Espaço Extra Frio

As geladeiras Consul contam com um compartimento chamado de “Espaço Extra Frio”. Lá é o local ideal para guardar alimentos que precisam de ambiente refrigerado constantemente, como queijos, iogurtes, requeijão e margarina. Se precisar que uma bebida fique gelada mais rápido, você também pode guardar neste espaço.

Primeira prateleira

A primeira prateleira também é uma das zonas mais refrigeradas da geladeira. Logo, ela é indicada para guardar alimentos que estão prontos para serem consumidos, como sobras de comida e frios. Mas atenção, é importante não esquecer dos alimentos na geladeira. Sendo assim, priorize o consumo desses itens para que eles não estraguem.

Prateleiras intermediárias

Essas prateleiras apresentam temperaturas um pouco mais elevadas do que as superiores. Guarde nelas alimentos que precisam de um ambiente frio, mas não excessivamente refrigerado, como ovos, leite, doces e enlatados.

Espaços inferiores

Nas gavetas e espaços de baixo da geladeira podem ser armazenados os alimentos in natura, como frutas, legumes e verduras. Guarde as verduras e os legumes na gaveta. As frutas podem ser colocadas na prateleira de cima, devidamente protegidas, ou em uma gaveta própria para frutas.

Evite guardar frutas e verduras juntas, pois as frutas podem liberar gases que contribuem para a decomposição de vegetais. Muitas vezes, isso faz com que seus vegetais estraguem rápido demais na sua geladeira.

organizando a lista de compras do mercado

Como fazer um bom planejamento e evitar desperdícios

Um passo fundamental para evitar o desperdício de alimentos é fazer um bom planejamento antes das compras, assim você economiza dinheiro e aproveita melhor todos os seus alimentos.

Faça uma lista detalhada de compras, pois sabendo o que você realmente precisa, as chances de algo estragar por ser esquecido diminuem bastante. Isso não significa que você não pode comprar nada que esteja fora da sua lista de compras, mas priorize o que é realmente necessário.

Veja também: como fazer um planejamento semanal para otimizar suas comprar no mercado

geladeira consul

Geladeira Consul Frost Free com Espaço Flex: menos desperdício

É sempre importante você estar atento aos usos que faz da geladeira em sua casa. Por exemplo, será que o espaço interno da sua geladeira tem sido o suficiente para sua família?

A Consul conta com uma linha de geladeiras com muito espaço interno, que possibilita uma melhor conservação dos alimentos e, consequentemente, menos desperdício. As geladeiras Consul Frost Free com Espaço Flex possibilitam personalizar o espaço da porta da geladeira mudando os compartimentos de lugar. E ainda vêm com uma gaveta exclusiva para guardar as frutas separadas dos legumes..

Se você quiser saber mais sobre a geladeira Consul Frost Free com Espaço Flex, veja o vídeo a seguir:

Se você quiser, dá para ver mais da linha de Geladeira Frost Free com Espaço Flex da Consul.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!