Como cozinhar feijão: o guia prático para iniciante

como cozinhar feijão, caldo de feijão

O feijão é uma das estrelas do cardápio do brasileiro e combina com diversos pratos do dia a dia, mas você é daqueles que têm dificuldade ou alguma dúvida sobre como cozinhar feijão ou até mesmo o famoso receio da panela de pressão? Fique tranquilo, pois você verá que é mais simples do que parece e que também existem alternativas para fazer o seu. Com algumas dicas, você aprende como fazer feijão de um jeito simples, desde o molho até como temperar. Confira um guia para quem quer cozinhar feijão com facilidade.

Como fazer feijão

Como fazer feijão

Passo 1: planejamento e molho do feijão

Para cozinhar o feijão perfeito, os grãos precisam ficar de molho para cozinhar melhor, mais rápido e eliminar as substâncias que causam indigestão – é esse processo que vai evitar aquela sensação de peso e gases após o almoço. Durante o molho, certifique-se de trocar a água pelo menos uma vez.

Dica extra: para o molho do feijão, você pode adicionar algumas gotas de suco de limão ou mesmo rodelas da fruta, pois ajuda a garantir que todos os nutrientes permaneçam nos grãos de feijão e ainda facilita a digestão, evitando gases e má digestão.

O feijão precisa ficar entre 6 e 12 horas de molho, por isso é importante se planejar: pretende cozinhar pela manhã? Deixe o feijão de molho já à noite. Vai cozinhar o feijão à noite? Coloque-o de molho pela manhã ou na hora de almoço.

Como cozinhar feijão demanda o mínimo de planejamento, não faz mal se organizar para cozinhar uma quantidade até maior do que você pretende consumir para o momento. Isso porque o feijão é um alimento que você pode, perfeitamente, porcionar e congelar após cozinhar para ser finalizado depois. Tudo isso sem alterar o seu sabor, além de economizar tempo na cozinha.

Siga o seguinte passo a passo para o molho do feijão:

1.Separe a quantidade de feijão a ser cozido;
2.Lave em água corrente;
3.Coloque o feijão em uma vasilha e cubra com água
4.Caso algum feijão comece a boiar, descarte;
5.Lembre-se de trocar a água pelo menos uma vez durante esse processo.

Passo 2: como cozinhar feijão

Comece descartando a água do molho. Só então você leva o feijão para a panela de pressão e segue a seguinte medida: para cada xícara de chá de feijão, junte 3 xícaras de chá de água.

O tempo de cozimento deve ser contado a partir do momento que a panela pega pressão: de 10 a 15 minutos, conforme a quantidade de feijão. Depois disso, é só esperar a pressão sair e você pode seguir o processo de temperar o seu feijão ou congelá-lo.

A grande vantagem da panela de pressão é a economia de tempo, mas se você não se sente confortável para manuseá-la, pode fazer feijão em uma panela convencional sem prejudicar no sabor. Nesse caso, você segue a proporção de 8 xícaras de água para cada uma de feijão.

O tempo de cozimento na panela convencional pode variar, mas dura em torno de 45 minutos a uma hora. De todo modo, a vantagem aqui é poder controlar a textura ideal do feijão e assim desligar na hora certa.

Dica extra: não use tempero na hora de cozinhar seu feijão, assim você pode variar os sabores e controlar o sal na hora de finalizá-lo. O que pode ser usado na hora do cozimento é uma folha de louro, isso dá outro aroma para seu prato!

Leia também: Tudo que você precisa saber para cozinhar com a panela de pressão

Caldo de feijão

Passo 3: como temperar feijão

Com o feijão cozido, é hora de deixar a criatividade livre e temperar o feijão da forma que você preferir. Vale variar as escolhas, assim você consegue sabores mais complexos e interessantes para a comida do dia a dia.

O primeiro passo é pensar nos itens para um refogado perfeito, para isso você pode utilizar:

  • Alho;
  • Cebola;
  • Pimentão;
  • Salsão.

Nesse primeiro passo você também pode adicionar bacon e linguiça calabresa, pois trazem um sabor extra. Refogue bem todos os ingredientes até eles ficarem bem fritinhos, aí é só despejar uma concha de feijão e amassar os primeiros grãos, isso ajuda a deixar o caldo do feijão mais grosso e concentrado.

Na sequência, despeje o restante do feijão e vá colocando a água do cozimento aos poucos até você chegar na quantidade desejada – lembre-se que seu feijão deve ferver mais um pouco e esse caldo irá reduzir.

Na hora dos temperos para feijão, você pode optar pelos seguintes itens:

  • Cominho;
  • Orégano seco;
  • Pimenta-do-reino;
  • Pimenta calabresa;
  • Sal.

Deixe o feijão ferver até o caldo engrossar e está pronto para servir. Para finalizar, você também pode adicionar cebolinha, salsinha e coentro picado de forma bem miúda.

Quer saber mais? Veja nossas dicas de como temperar feijão

*As imagens deste conteúdo são meramente ilustrativas.

O que achou dessa publicação?

Compartilhe: