Imagem

Tudo que você precisa saber para cozinhar com a panela de pressão

Cozinhar é uma tarefa diária que pode ser muito prazerosa, e muitas vezes dá trabalho. Por isso, estamos sempre em busca de novas alternativas para otimizar nosso tempo na cozinha, certo? Uma grande aliada para quem quer fazer isso é a panela de pressão.

São muitas as vantagens de usá-la para cozinhar no dia a dia. Ela cozinha os alimentos em até 1/3 do tempo de outras panelas e métodos de cozimento – e, com isso, economiza gás. Além de preparos básicos, como o feijão, ela pode ser usada para fazer pratos como risotos, macarronadas e outras opções em uma panela só, sujando menos louça. Ah, e o cozimento na pressão conserva até 90% dos nutrientes dos alimentos.

Veja nossas dicas abaixo e tire a sua panela de pressão do fundo do armário hoje mesmo!

Como a panela de pressão funciona

Você é uma dessas pessoas que morre de medo de a panela de pressão explodir? Pode parar de se preocupar com isso agora mesmo. Ela é um aparelho seguro para o uso doméstico e não vai causar nenhum acidente na sua casa.

Panela de pressão sobre a boca do fogão acesa com fogo alto

A panela de pressão cozinha mais rápido porque ela mantém o vapor do cozimento lá dentro, circulando em temperaturas que podem ultrapassar os 100°C. Para que esse mecanismo funcione, a panela é fechada com uma borracha que veda a tampa, segurando a passagem do ar quente. E, para que ela não exploda, ela conta com uma trava de segurança e com a válvula de pino que solta o vapor. Se a sua panela está soltando fumaça pela válvula, pode ficar tranquilo que ela não vai explodir de jeito nenhum.

Passo-a-passo para usar a panela de pressão sem erro:

1. Leve o alimento ao fogo na panela e tampe de acordo com as instruções do manual do seu produto – algumas tampas travam encaixando de dentro para fora, outras de um lado para outro.

2. Comece a contar o tempo de cozimento a partir do momento em que a panela pegar pressão, ou seja, quando começar a sair fumaça pelo pino.

3. Abaixe o fogo assim que a panela começa a soltar vapor. Assim, você evita que os alimentos queimem lá dentro, já que você não pode mexê-los durante o preparo.

Panela de pressão sobre a boca do fogão acesa com fogo baixo

4. Quando terminar de cozinhar, desligue o fogo e deixe que todo o vapor saia da panela pelo pino antes de abrir a panela.

5. Quando o pino não estiver mais fazendo nenhum barulho, você pode abrir a panela.

Dicas importantes para cozinhar com a panela de pressão

– Nunca tente abrir a panela antes de deixar todo o vapor sair. Existem truques caseiros para acelerar esse processo, como colocar a panela debaixo da torneira ou usar um garfo para levantar o pino, mas eles podem provocar acidentes. Evite!

– Grãos como feijão e grão de bico cozinham mais rápido se ficarem de molho em água de um dia para o outro antes de irem para a panela de pressão.

– Como o tempo de cozimento é reduzido, sempre tempere bem a comida que você vai preparar na pressão, de preferência com antecedência, para que alimentos como carnes, por exemplo, “peguem” o tempero. A exceção são os grãos: o feijão nunca é temperado antes de ir para a panela!

– É muito importante usar líquidos para cozinhar os alimentos na pressão, para que a panela produza vapor em vez de apenas esquentar demais e queimar a comida. Mas cuidado: não encha a panela de água até a boca ou você pode, no mínimo, ter que limpar uma baita sujeira no fogão quando o caldo começar a vazar pelo pino. O ideal é encher, no máximo, 2/3 da panela.

– Para cozinhar com segurança, fique sempre de olho na panela enquanto ela estiver no fogo. Se você perceber que o pino está obstruído ou que a borracha não está vedando totalmente a tampa, troque-os imediatamente.

Tempo de cozimento na panela de pressão

Veja na tabela abaixo quanto tempo demora para cozinhar alguns alimentos básicos.

Alimento Tempo de cozimento
Feijão carioquinha 10 minutos (depois de 12h de molho)
Arroz integral 15 minutos
Carne de panela e picadinho 20 a 25 minutos
Peito de frango 15 minutos
Pernil de porco De 30 a 40 minutos
Batata 10 minutos
Mandioca 15 minutos
Espiga de milho 10 minutos
Grão de bico 15 minutos (depois de 12h de molho)

Agora você já sabe tudo o que precisa para começar a otimizar seu tempo na cozinha usando a panela de pressão. Quer outra dica para ganhar tempo? Veja nosso guia completo de receitas de micro-ondas, feito para facilitar mais ainda o seu dia a dia.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!