Como cozinhar ovo: da gema mole ao bem cozido

como cozinhar ovo

Saber como cozinhar ovo é essencial, pois receitas com ovo são sempre práticas, rápidas de fazer e matam a fome a qualquer hora do dia. Quando se fala em ovo cozido a questão divide opiniões: há o time da gema mole, o time da gema bem cozida e até o time que gosta dele bem molinho para se comer de colher.

Confira abaixo o passo a passo e o tempo de cozimento do ovo para cada paladar:

Como cozinhar ovo

1. Encha uma panela pequena com água e leve ao fogo médio.

2. Quando a água começar a ferver, é hora de colocar o ovo. É preciso cuidado: use uma colher como auxílio e solte o ovo delicadamente na panela.

3. Agora é a hora da verdade. O tempo de cozimento é que vai definir o resultado final de cada tipo de ovo. Por isso vale salvar essas informações:

Tempo de cozimento do ovo

  • Clara cozida macia e gema bem mole: 4 minutos
  • Clara firme e gema molinha: 6 minutos
  • Gema cremosa: 8 minutos
  • Gema Cozida: 12 minutos

4. Depois do tempo de cozimento do ovo, é só retirá-lo da água com uma colher e colocar em um recipiente com água fria até ele amornar. Depois é só descascar e servir.

Dica extra: para evitar rachaduras na hora de cozinhar o ovo, a solução é colocar algumas gotas de suco de limão ou de vinagre na água da fervura. Esses dois ingredientes ajudam a manter a casca do ovo firme, evitando rachaduras e desperdícios.

ovo pochê

Como cozinhar ovo pochê

Um clássico da culinária, o ovo pochê é basicamente um ovo cozido fora da casca, em água quente, em um processo que deixa a clara com uma textura delicada e a gema bem molinha. No entanto, para não ter erro, é importante seguir o passo a passo abaixo com atenção:

1. Em uma panela funda, encha até a metade com água e leve ao fogo alto.

2. É preciso ficar de olho: quando as bolhas começarem a se desprender do fundo da panela é hora de abaixar o fogo e começar o preparo do seu ovo pochê.

3. Cuidadosamente, quebre o seu ovo dentro de uma concha.

4. Mexa a água com uma colher formando uma espécie de redemoinho. É nesse espaço que você deve despejar o ovo, cuidadosamente, com o auxílio da sua concha.

5. Deixe o ovo cozinhar por 4 minutos.

6. Retire o ovo com a ajuda de uma escumadeira e está pronto para servir. A nossa dica é temperar com sal e pimenta do reino. Se quiser um extra, pode adicionar cebolinha bem picada.

Ovos cozidos para toda hora!

Ovo cozido

Depois de aprender como cozinhar ovo, dá para você incluir o ovo cozido no cardápio da família. Bem molinho, ainda na casca, ele pode ir para a mesa do café da manhã, um clássico refinado. Bem cozido, ele faz bonito na salada na hora do almoço.

Já o ovo pochê é a escolha perfeita para momentos especiais, quando você quer impressionar: perfeito para finalizar um prato, ele pode ser servido com macarrão, ao lado de carnes assadas e até montar um bonito “PF” com arroz, feijão e salada.

Leia também: Como fazer omelete – 10 receitas para fazer em casa

*As imagens deste conteúdo são meramente ilustrativas.

O que achou dessa publicação?

Compartilhe: