Imagem

7 dicas para deixar as roupas sempre brancas

Roupas brancas merecem um cuidado especial na hora da lavagem e para isso existem alguns truques simples. Você sabe como clarear roupas brancas? tirar as manchas amareladas? E como desencardir? Para facilitar sua vida na hora de lavar roupas, separamos algumas dicas importantes de como desencardir roupa branca e tirar outras manchas, para que suas peças brancas saiam da lavadora limpas como novas e durem ainda mais tempo com a mesma qualidade.

Como clarear roupa branca?

1. Separe as roupas por cor e tipo de tecido

Esse passo é essencial para que as roupas coloridas não desbotem e manchem as roupas brancas. Também é importante separar por tipo de tecido. Assim, você evita o desgaste desnecessário das fibras e suas roupas vão durar muito mais tempo como novas.

2. Use detergente e sabão de coco para tirar manchas amareladas

Manchas amarelas em roupas brancas normalmente aparecem na região das axilas e são provocadas pelo uso de desodorante. Elas não são muito fáceis de remover, mas têm solução: você pode usar sabão de coco e detergente neutro incolor para eliminá-las. Aprenda a tirar manchas amareladas de roupas brancas do jeito certo.

3. Bicarbonato + vinagre ajudam a desencardir roupa branca

Esses dois produtos são tiro e queda na hora de acabar com a sujeira. Veja como clarear roupa branca com bicarbonato e vinagre pode ser a solução para as manchas nas suas peças! Para isso, deixe suas roupas brancas de molho em um balde ou bacia com água, meia xícara de vinagre e meia xícara de bicarbonato. Depois de uma hora de molho, observe as partes mais encardidas da roupa e esfregue com sabão. Então, coloque as peças para lavar normalmente.
Quer conhecer mais dicas para clarear roupas brancas? Dê uma olhada no nosso post especial de ano novo.

4. Siga as instruções da etiqueta

Para saber o que você pode e o que não pode fazer com a sua peça de roupa, é muito importante verificar a etiqueta. Siga nosso guia de símbolos de lavagem para facilitar o processo.

Água quente, por exemplo, pode ajudar a amolecer as fibras da sua roupa e facilitar a remoção da sujeira; no entanto, alguns tecidos podem ser lavados apenas com água fria. Fique de olho nesses detalhes para não comprometer a qualidade das suas peças.

5. Não use alvejantes com cloro

Não é recomendado usar água sanitária e outros produtos à base de cloro, que danificam as fibras do tecido e podem, ainda por cima, deixar suas roupas brancas com manchas amareladas. O ideal é usar alvejantes sem cloro para manchas persistentes; dê preferência sempre a produtos oxigenados, que são menos agressivos com as fibras dos tecidos.

6. Lave no ciclo de roupas brancas

As lavadoras Consul possuem um ciclo específico para roupas brancas, que tem tempo de molho, agitação e enxágue apropriados para peças desta cor. Bem pensado, né? Se sua lavadora não tiver essa opção, escolha o ciclo de acordo com o tipo de tecido das peças e do quanto elas estão sujas.

Uma máquina de lavar com detalhe no botão selecionando a lavagem de roupas brancas

7. Vire as roupas do avesso para secar

Roupas brancas mancham com mais facilidade. Qualquer poeira, na hora de secar, vai te obrigar a lavar a roupa de novo ou, pior, manchá-la de forma permanente. A solução mais prática é pendurar as peças do avesso. Isso também vai evitar marcas de pregadores.
Viu como é simples manter suas roupas brancas sempre brancas? Agora, e se elas precisarem ficar de molho, você sabia que é possível deixar a roupa de molho na máquina desligada? Descubra como é fácil!

Agora que você já sabe como deixar a roupa branca sempre com aspecto de peça nova, aproveite e confira também o nosso guia completo de como tirar todos os tipos de manchas. Lembre-se: é importante tirar as manchas antes de colocar as roupas na máquina, para que a sujeira não contamine as outras peças.

 

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!