Como desentupir fogão?

como desentupir fogão

Gordura, sujeira, restos de alimentos e até coisas que derramam sobre o fogão podem comprometer as saídas de gás e atrapalhar seu funcionamento correto. Por isso, aqui no Facilita, viemos trazer um guia para que você mesmo saiba como desentupir o fogão, além de explicar como evitar que isso aconteça. Veja só!

Como desentupir boca de fogão

como desentupir fogão

Além da necessidade de limpeza constante, o fogão de tempos em tempos precisa de uma limpeza um pouco mais pesada. Isso vai conservar seu eletrodoméstico por mais tempo e ainda economizar gás, por meio da melhor distribuição entre os furinhos.

Passo a passo para desentupir fogão

Primeiramente, é preciso descobrir se as saídas do fogão estão realmente entupidas. Como o bloqueio na saída de gás, a primeira observação é ficar atento à cor da chama. Quando isso acontece, as chamas costumam ficar com uma coloração mais amarelada.

Dessa maneira, o jeito mais simples de não deixar que as saídas entupam é deixar a higiene em dia. Além disso, constatado o entupimento, você deve seguir os seguintes passos:

1- Feche o gás

como desentupir fogão

Seja gás encanado ou de botijão, para sua segurança, a válvula deve ser fechada, para que não escape nem um pouquinho de gás. Lembre-se de que sua segurança deve estar sempre em primeiro lugar.

2- Retire os trempes

Tomando o cuidado para que não estejam quentes, retire os trempes. Essas peças são os itens que suportam as panelas em cima do fogão. Primeiramente, verifique se estão limpos e se os orifícios que saem da chama não estão entupidos com sujeira. Se estiverem sujos, use detergente ou desengordurante para limpá-los.

Você pode usar uma esponja ou ainda uma escova. Em seguida, seque a boca do fogão com um pano seco e reponha os trempes no local. Religue o gás, acenda novamente e veja se o problema foi resolvido.

Caso sua trempe ou boca de fogão esteja danificada, você pode acessar o site de peças de reposição da Consul e adquirir a original.

3- Use um objeto pontiagudo

Se você acendeu o fogo e notou que ainda não está saindo a chama corretamente (uniformemente distribuída e sem coloração amarela), desligue novamente o gás, espere a boca esfriar e, com a ajuda de um objeto pontiagudo ou uma agulha específica para efetuar essa limpeza (encontrada em casas de material de construção, assistências autorizadas e lojas de equipamentos para manutenção).

Com a peça em mãos, limpe cada um dos buraquinhos de maneira delicada. A peça pode ajudá-lo porque, além de ser própria para efetuar essa limpeza, ajuda na retirada de pequenos resíduos que possam impedir a circulação do gás. Recoloque os tremps secos no lugar, religue o gás e faça um novo teste de acendimento.

4- Use esponjas macias

Limpar os tremps com uma esponja macia é o ideal para conservá-los e evitar que os entupimentos sejam recorrentes. Além disso, saber como desentupir a boca do fogão auxilia na economia – uma vez que não há necessidade de chamar um técnico autorizado, ao menos que o problema persista após tentativas sem sucesso.

Para limpar a boca do fogão que não acende, toda a delicadeza é necessária. Se uma grande força for usada, as peças podem ser danificadas e assim terão que ser substituídas.

Como desentupir fogão cooktop

como desentupir fogão

O procedimento para desentupir o fogão cooktop também começa pela limpeza.

  1. Primeiramente, desligue o gás.
  2. Separe uma esponja macia e umedecida com água e detergente.
  3. Passe por toda a estrutura do cooktop, inclusive nas bocas do fogão.
  4. Após o procedimento de limpeza, seque toda a superfície com um pano.
  5. Recoloque as bocas do fogão cooktop no lugar.
  6. Religue o gás e acenda novamente.
  7. Se o problema persistir, repita a operação de limpeza.
  8. Você também pode usar nesse processo o mesmo objeto pontiagudo usado em fogões comuns.

Como desentupir forno de fogão

O forno também deve receber os mesmos cuidados com limpeza que as bocas do fogão. Mesmo que seja usado com menor frequência, o entupimento do forno pode causar problemas em suas receitas por má distribuição do gás. Se o problema de entupimento for localizado no forno do fogão, também temos um passo a passo. Veja só:

  1. Desligue o gás.
  2. Retire a chapa de fundo que separa o forno do acendedor.
  3. Pegue a mesma peça pontiaguda usada para limpar os tremps e, com muito cuidado, limpe orifício por orifício.
  4. Recoloque a chapa.
  5. Religue o gás e faça o teste.
  6. Se o problema persistir, procure a assistência técnica.

Agora que você já sabe como desentupir o fogão, que tal descobrir como saber quando o gás está acabando?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!