Postado 18 de junho de 2025
A cozinha ficou pequena para tanto talento no quarto episódio do MasterChef Brasil 12. Além dos jurados que a gente já conhece (e ama!), os participantes contaram com a presença da chef convidada Carmem Virgínia, referência na valorização da culinária afro-brasileira no país.
Foi comida com afeto, muito axé e sabor! Em uma verdadeira aula, a chef compartilhou receitas icônicas e falou sobre técnicas e ingredientes que contam histórias e carregam tradição. Os competidores mergulharam nesse universo e, claro, tiveram que criar pratos que fossem verdadeiras homenagens à fusão África-Brasil.
Depois, na segunda parte do programa, o desafio foi reinterpretar comidas de rua de diferentes partes do mundo — com aquele tempero brasileiro que não pode faltar nunca. O resultado? Mais uma série de receitas de dar água na boca.
E a Consul, como a patrocinadora oficial do programa, lógico, não ia te deixar de fora desse dia tão especial.
Por isso, a gente já decidiu facilitar as coisas e trazer para você as receitas vencedoras que marcaram o 4º episódio do maior talent show do Brasil. Bora aprender como preparar cada uma delas aí na sua casa?
Então, venha com a gente!
Nesse episódio, os participantes mostraram que cozinhar também é traduzir sabor, afeto e cultura com muita criatividade em cada detalhe. E se só de olhar já deu vontade de provar, imagina quando eles forem a estrela do seu cardápio, hein?
Olha só como preparar as vencedoras da noite:
Um clássico da culinária afro-baiana que ganhou uma releitura especial: camarões bem temperados, arroz cremoso com leite de coco e amendoim, e uma farofinha que completa o prato com crocância. Sabor, cor e ancestralidade no mesmo prato.
Ingredientes
8 camarões grandes
Cascas dos camarões (para o caldo)
1 cebola
5 dentes de alho
1 tomate
1 pimentão verde, 1 vermelho e 1 amarelo
1 pimenta dedo-de-moça
200 ml de leite de coco
50 ml de cachaça
3 colheres (sopa) de azeite de dendê
1 pimenta de cheiro
2 xícaras de arroz
50g de amendoim
50g de coco ralado
100g de farinha de mandioca crua
Modo de preparo
Caldo de camarão: refogue as cascas com metade da cebola, tomate e pimentões. Deglace com cachaça, cubra com água e cozinhe por 15 minutos. Coe e reserve.
Bobó: refogue alho, cebola, tomate, pimentões e pimenta. Acrescente o caldo, leite de coco e dendê. Bata tudo no liquidificador e volte para a panela. Adicione os camarões e cozinhe por alguns minutos.
Arroz: cozinhe normalmente, depois misture com amendoim tostado e coco ralado.
Farofa: doure o alho no azeite e misture com farinha de mandioca até ficar crocante.
Sirva o bobó com arroz e farofa por cima.
A tradicional empanada ganha recheio de moqueca baiana nesta receita cheia de identidade. O toque final é uma salsa de coentro com caju e melaço que traz acidez, frescor e equilíbrio.
Ingredientes
Massa:
230 ml de água morna
80g de banha de porco
400g de farinha de trigo
Sal a gosto
Recheio:
300g de camarões limpos
½ xíc. de pimentões coloridos picados
3 colheres (sopa) de cebola picada
½ tomate maduro
Talos de coentro
3 colheres (sopa) de azeite de dendê
60 ml de leite de coco
Sal e pimenta a gosto
Salsa de coentro:
Coentro fresco
Suco de 1 limão-cravo
Suco de 1 caju
1 colher (sopa) de melaço de cana
Gengibre ralado
Pimenta cambuci
Molho de pimenta
Sal e pimenta-do-reino
Modo de preparo
Massa: no seu fogão ou cooktop, aqueça a água com a banha e o sal. Vá adicionando a farinha aos poucos até obter uma massa maleável. Deixe descansar por 20 minutos.
Recheio: grelhe rapidamente os camarões no dendê. Retire da frigideira e refogue os temperos. Acrescente o leite de coco e mais dendê. Volte com os camarões e cozinhe por 1 minuto. Deixe esfriar.
Empanada: abra a massa, recheie e feche bem. Polvilhe açúcar por cima e asse em forno preaquecido a 200°C por 20 minutos ou até dourar.
Salsa: nesse passo, bata todos os ingredientes no mixer até obter um molho liso e aromático. Sirva à parte.
O episódio 4 foi uma verdadeira aula de ancestralidade, vida e técnica. Da tradição afro-baiana ao toque brasileiro nas comidas de rua, os participantes mostraram que cozinhar também é contar histórias — com temperos, texturas e memórias.
Agora é a sua vez de ir para o fogão ou cooktop e colocar esses sabores na mesa. Que tal escolher uma das receitas e experimentar aí na sua casa?
E quer saber? Com os eletrodomésticos da Consul ao seu lado, tudo ficará mais fácil, digno de MasterChef.
Continue acompanhando os episódios do MasterChef Brasil aqui com a gente!
E se quiser mais dicas, aproveite e veja agora também:
- Começou: veja como fazer as receitas vencedoras do 1º e 2º episódio do MasterChef Brasil 12
- Aprenda as receitas vencedoras do 3º episódio do MasterChef Brasil
- Planejamento de refeições semanal
Até a próxima!