Imagem

Quando trocar a geladeira?

Ao comprar um eletrodoméstico novo, devemos ter em mente que ele também possui uma vida útil. Claro que você conseguirá usar a sua geladeira por vários anos, porém deve ter em mente que o desempenho dela não será mais o mesmo com o passar dos anos..

Para saber a hora certa de trocar a geladeira, é preciso ficar de olho em alguns sinais que o seu eletrodoméstico dá. Olha só:

Quanto tempo dura uma geladeira?

Não existe um prazo de validade para eletrodomésticos porque a sua durabilidade vai depender muito de como o produto é usado e, claro, do modelo e marca. No caso da geladeira, detalhes como a corrente elétrica da sua casa ser pouco estável pode influenciar em sua vida útil.

Porém, uma média de uso para as geladeiras começarem a apresentar os sinais de que precisa ser trocada é por volta dos 6 ou 9 anos. Se a sua já está com essa idade, é melhor redobrar a atenção para os indícios de troca que podem já começar a aparecer.

Quando trocar a geladeira

Com essa margem de anos, você já consegue identificar alguns possíveis sinais de desgaste do seu eletrodoméstico.

Aumento na conta de luz

Embora difícil de identificar, uma geladeira com muito tempo de uso pode apresentar uma alteração em sua conta de luz. Para se certificar se isso está afetando o consumo de energia da sua, faça um comparativo com os meses anteriores para avaliar se é realmente a geladeira que está apresentando essa alteração. E, houver uma diferença, chame um técnico.

Borracha da porta desgastada

Cedo ou tarde a borracha da porta da sua geladeira vai precisar ser trocada. Isso porque ela é a parte que mais sofre deformidades com o abrir e fechar da sua geladeira.

Uma geladeira abrindo e mostrando o detalhe da borracha da porta com o texto: Trocar a borracha da geladeira

A parte boa é que essa borracha é fácil de trocar. A parte ruim é que, se não for trocada vai atrapalhar o desempenho da geladeira, fazendo com que ela se desgaste mais do que o necessário.

Manchas de ferrugem

Se por alguma razão a sua geladeira fica em contato com líquidos ou apresenta algum vazamento interno, manchas de ferrugem podem aparecer. Além de deixar e o eletrodoméstico com aspecto desgastado, as pontas de ferrugem podem aumentar demais com o ressecamento, danificando a porta da sua geladeira pra sempre.

Porém, se o seu eletrodoméstico tiver pouco tempo de uso, não apresentar nenhum desses sinais e ainda assim a geladeira não ligar, o motivo pode ser outro e talvez seja a hora de trocar a sua geladeira.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!