Imagem

Tudo o que você sempre quis saber sobre Cooktop

Se você já pensou em reformar a sua cozinha ou então procurou alguém para te ajudar a desenhar uma cozinha planejada, com certeza já deve ter ouvido falar do famoso Cooktop. O eletrodoméstico vem ganhando cada vez mais destaque nas cozinhas, seja pela praticidade, seja pelo toque todo moderno que só ele consegue dar.

Se você está pensando em ter um desses na sua cozinha, então está no lugar certo. Juntamos o nosso time de experts sobre o assunto e vamos te ajudar a entender tudo sobre cooktops, da sua instalação até a limpeza! Então vem com a gente, porque temos muito o que conversar!

O que é um Cooktop?

Para quem nunca viu um cooktop ele é basicamente as bocas do fogão, só que separadas da parte do forno. Por ser uma peça a parte, ela possui características únicas que deixam a sua cozinha um lugar muito mais agradável, prático e moderno.

Cozinha com cookotp

Há quem prefira o fogão convencional, claro. E obviamente cada um dos produtos possuem características e praticidades únicas.
O fogão, por exemplo, é perfeito para cozinhas que não possuem móveis planejados. Tamanhos mais comuns possuem quatro, cinco ou até seis bocas. Na Consul, você também encontra modelos com mesa de vidro, o que ajuda muito na hora da limpeza. Além, claro, da praticidade de já ter o fogão e forno em um único produto.

Já o cooktop, deixa a sua cozinha mais clean e com um ar mais moderno. Uma peça chave se você quer ganhar mais espaço na cozinha, sem deixar a praticidade de lado!

Se em algum momento você ficou em dúvida, nós te explicamos qual deles pode ser melhor para sua casa: cooktop ou fogão.

Tamanho do cooktop

Já existem diversos modelos diferentes de cooktops, mas é importante lembrar que, antes de qualquer coisa, o seu produto deve atender às suas necessidades. Neste caso, um ponto muito importante para se atentar antes da compra é a quantidade de bocas que você vai precisar no dia a dia.

4 bocas

Um cooktop de 4 bocas é indicado para quem mora sozinho ou para aqueles que têm uma família pequena. Com ele você consegue cozinhar porções menores de comida, evitando aquela pilha de louças ou até aquela sujeira indesejada no seu Cooktop.

5 bocas

Em alguns modelos de 5 bocas você encontra boca quadrichama e acendimento automático. Como é o caso dos cooktops da Consul. Com um produto deste porte, você consegue fazer pratos mais sofisticados e para um número maior de pessoas, como para famílias de 5 ou 6 pessoas.

cooktop

Mas claro que isso é apenas uma sugestão. O que deve contar mesmo é o quanto você acha que vai utilizar o seu produto no seu dia. Só assim você consegue escolher o tamanho de cooktop ideal para a sua cozinha e para a sua família.

Modelos de cooktops

Além do tamanho e da quantidade de bocas, outra diferenciação que você pode encontrar é sobre o funcionamento do cooktop. De maneira prática, os dois modelos de funcionamento vão ter o mesmo resultado. A principal mudança fica na parte estética e o que mais vai combinar com a sua cozinha. Atualmente existem dois modelos, a gás e por indução.

Cooktop a gás

O produto alimentado por gás tende a ser mais prático, já que ele segue o mesmo princípio dos fogões tradicionais. Em outras palavras, você não vai precisar adaptar muita coisa, porque a maioria das construções já prevê o uso desses fogões convencionais. A única observação é sobre o uso do gás GLP ou Gás Natural. Se você ficou meio perdida nessa parte, não se preocupe. Aqui já conversamos sobre como fazer a conversão de fogão de GLP para Gás Natural.

Cooktop a indução

Os de indução não possuem uma chama, mas sim uma tecnologia que transfere o calor diretamente para a sua panela. E, ao contrário do que algumas pessoas pensam, o cooktop por indução, não desperdiça energia. Ele funciona na área marcada e somente onde a panela está encostada. Assim ele também evita acidentes e fica muito fácil de limpar.

Para entender melhor cada um desses modelos não deixe de conferir a nossa análise sobre os cooktops a gás ou indução.

Como instalar um Cooktop

Muito bem, você já está com o planejamento da sua nova cozinha e escolheu o melhor modelo pra você. Então chegou a hora de conferir algumas dicas sobre como instalar um cooktop. Mas não precisa se preocupar, a instalação é mais fácil do que você imagina.

O primeiro passo é, junto com o planejamento da sua nova cozinha, pensar também no tamanho do nicho em que o produto será instalado. Nesses casos, vale conferir os tamanhos exatos no manual do seu produto.

Também vale lembrar que, além do nicho no tamanho correto, a bancada precisa ter de 20 a 70 mm de espessura e ser feita de um material que seja resistente a umidade e ao calor.

ATENÇÃO: é importante ter uma tomada de eletricidade por perto, mas lembre-se que deve haver uma certa distância do calor para evitar acidentes. Ah, e para concluir a instalação, você também vai precisar de um kit de instalação!

Cooktop

Viu como é fácil? Aqui você encontra outros segredinhos de como instalar um cooktop em 4 passos.

Como limpar o Cooktop

Uma grande vantagem do cooktop é a sua facilidade de limpeza. Os modelos geralmente são lisos e feitos de vidro, o que significa que dificilmente vai ficar restos de comida grudada no produto, ou então manchas de líquidos que tenham escorridos.

Cooktop

Porém, por se tratar de um produto diferenciado, o seu cuidado também merece um pouco mais de atenção. Por isso, saber como limpá-lo corretamente faz toda a diferença. Separamos algumas dicas simples e rápidas para você deixar o seu cooktop limpo como novo.

• Desligue o cooktop da tomada e espere esfriar.
• Após esfriar, retire as grades e os queimadores e lave tudo com uma esponja macia.
• Limpe a mesa do cooktop com uma esponja, detergente neutro e água.
• Retire todo o sabão do cooktop com um pano úmido.
• Por fim, seque a mesa do cooktop com um pano seco e coloque as grades e queimadores já secos.

Para facilitar ainda mais a sua vida, já organizamos tudo o que você precisa saber para limpar o cooktop em 5 passos. Mais prático que isso, impossível!

Vantagens e desvantagens do cooktop

Quem já tem um Cooktop já sabe da praticidade e das princiais vantagens do produto:

• Fácil de limpar.
• Design moderno.
• Poupa espaço na cozinha.
• Ajuda no planejamento de uma cozinha nova.

E claro que também existem algumas desvantagens que devem ser levados em consideração

• Vai precisar de uma reforma ou de uma cozinha planejada.
• Se gosta de fazer assados, vai precisar adquirir um forno separado.

Pronto, agora você já mais do que preparada para ter um cooktop na sua cozinha. Sempre que bater aquela dúvida, é só correr aqui no blog que estaremos prontos para te ajudar!

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!