Ar-condicionado congelando, o que pode ser?

banner de ambiente com ar-condicionado congelando

Falta de manutenção adequada, limpeza dos filtros, problemas no motor e até a instalação incorreta podem ser alguns dos motivos que deixam seu ar-condicionado congelando. Mas não se assuste: o problema não é tão difícil de resolver e, para ajudá-lo, selecionamos tanto causas como soluções rápidas que podem resolvê-lo. Confira!

Por que meu ar-condicionado está congelando?

As funções principais de um de ar-condicionado são manter a temperatura de um ambiente amena, umidificar, distribuir o ar de forma uniforme, além de ventilar. Entretanto, algumas dessas funções podem ficar comprometidas se o aparelho estiver congelando. Veja abaixo alguns dos motivos que podem ser a causa deste congelamento:

1. Muita sujeira acumulada

ambiente com ar-condicionado congelando por causa de sujeira acumulada

Toda sujeira acumulada no filtro ou na serpentina de seu ar-condicionado pode resultar no congelamento. Tudo porque a sujeira dificulta a circulação do ar para o ambiente, deixando o ar gelado dentro do aparelho. Em muitos, quando isso acontece o ar-condicionado do modelo janela acaba congelando a serpentina.

2. Temperatura externa

ambiente com ar-condicionado congelando por causa da temperatura externa

Manter a temperatura mediana (cerca de 23º) é o ideal para sua conservação e durabilidade de seu ar-condicionado e pode evitar que ele congele. Nesse caso, pode ser que o aparelho esteja sempre em uma temperatura muito baixa (na casa dos 15º), enquanto que, fora do ambiente, está muito quente. Isso faz com que ele trabalhe com muito mais esforço e, às vezes, comece a congelar.

3. Trabalhar em alta potência

Se seu ar-condicionado estiver trabalhando com a potência superior ou inferior ao necessário, provavelmente o congelamento será inevitável. É um dos problemas mais comuns. Isso acontece porque tanto além, quanto aquém do necessário para resfriar o ambiente, a climatização fica ineficiente. Para entender melhor sobre a potência, confira nosso conteúdo completo e identifique a potência ideal do ar-condicionado de acordo com o ambiente.

4. Termostato desconfigurado

Além de consumir mais energia, o termostato desconfigurado ou configurado sempre para uma temperatura muito baixa, faz com que a unidade não resfrie de forma adequada. Além disso, nesse caso, o ar frio e a alta pressão provocam a condensação, causando o congelamento.

O que fazer quando o ar-condicionado está congelando?

Pode ser que, para cada modelo de ar-condicionado, seja necessária uma ação diferente. Entretanto, o primeiro passo a ser dado é desligar o equipamento. A seguir, te contamos algumas dicas de como identificar e resolver o problema do ar condicionado congelando a tubulação, serpentina ou evaporadora.

Verifique filtro e serpentina

Depois do equipamento desligado da tomada, remova o painel frontal e verifique os filtros e a serpentina. Aproveite a oportunidade para fazer uma limpeza geral nessas peças, sempre com pano úmido e detergente neutro. Recoloque as peças removidas após a limpeza, religue o aparelho e veja se o condensador está congelado. Se isso estiver acontecendo, a própria limpeza nos filtros e serpentina ajudarão a resolver o problema. Mas, se o ar-condicionado continua fazendo gelo, o suporte técnico deve ser acionado.

Para manter a serpentina limpa, basta retirar os resíduos e sujeiras que provavelmente se acumularam na peça. Entretanto, é recomendado que uma assistência especializada faça o trabalho para não gerar gastos adicionais desnecessários futuramente. Além disso, alguns modelos de ar-condicionado necessitam de troca recorrente de seus filtros. Para saber mais sobre isso, verifique o manual de instruções de seu aparelho e confira nosso conteúdo em que explicamos como e quando trocar o filtro do ar-condicionado.

Fique de olho na temperatura

Quando a temperatura exterior do ambiente baixa, a temperatura do sistema de refrigeração pode baixar também. Isso acontece porque a serpentina e a evaporadora podem congelar. Se esse for o problema detectado, basta colocar seu aparelho para ventilar, fazendo com que o ar circule para o ambiente, sem refrigerar e pronto, o problema do ar-condicionado congelando a evaporadora está resolvido.

Dê uma olhada no gás refrigerante

Também chamado de fluido refrigerante, a carga de gás é fundamental para o funcionamento perfeito de seu aparelho de ar-condicionado. Se estiver baixa ou alta demais, a unidade tem que trabalhar mais para poder refrigerar corretamente o ar do ambiente, o que pode levar ao congelamento.

Se o problema detectado foi por causa do vazamento desse gás, o aparelho poderá parar de funcionar por completo, com danos irreparáveis. Por isso, é fundamental que os cuidados preventivos do seu equipamento estejam sempre em dia. Se você quer aprender quais são eles, confira o nosso post sobre manutenção de ar-condicionado.

Fique atento se o motor de ventilador parado

Outro motivo que pode deixar seu ar-condicionado congelando é a parada do funcionamento do motor do ventilador do evaporador. Ele pode estar queimado, parado ou, ainda, travado, fazendo com que o ar não circule corretamente e congele o aparelho. Dessa vez, também é necessário chamar a assistência técnica e contar com a ajuda de um profissional especializado.

Outras dicas de como resolver e prevenir que o ar-condicionado congele

  1. Sempre desligue o aparelho de ar-condicionado da tomada antes de qualquer ação;
  2. Coloque um recipiente embaixo do aparelho para que, quando a água começar a descongelar, não molhe demais o ambiente;
  3. Veja se o equipamento está totalmente seco e sem gelo antes de ligá-lo novamente;
  4. Certifique-se de que o filtro esteja limpo e, caso tenha sujeira acumulada, promova a limpeza;
  5. Verifique e mantenha a serpentina sempre limpa para evitar o congelamento;
  6. Ao religar o aparelho, mantenha-o sempre em temperatura na casa dos 23º, independentemente da temperatura que estiver fazendo fora do ambiente;
  7. Veja se não há vazamentos e, em caso de dúvida, solicite a ajuda de um profissional.

Seguindo todos esses passos, você evitará o problema do ar-condicionado ficar congelando.

Muitas vezes a falta de limpeza do filtro e da serpentina também podem acabar deixando um odor desagradável no seu aparelho. Se esse for seu caso, relaxa que aqui te ensinamos como tirar mau cheiro do ar-condicionado.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!