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Marmita fitness cardápio semanal

Se você tem uma agenda cheia com o trabalho, estudos, horas e outros compromissos ao longo da semana, sabe que manter uma alimentação saudável e equilibrada não é tarefa fácil. Para facilitar dia a dia, estão em alta as marmitas fit congeladas que você pode comprar ou preparar, para toda a semana. A maior vantagem de montar suas refeições previamente, é poder congelá-las e usar apenas o micro-ondas para descongelar. Se você tem dúvidas de como montar um cardápio semanal saudável e prático, confira nossas dicas.

Como compor um cardápio semanal saudável

O primeiro passo para o preparo das marmitas congeladas é a escolha dos alimentos, você pode fazer diversas combinações com os ingredientes da sua preferência. No entanto, para que você tenha um cardápio fitness semanal foque naqueles alimentos com mais poderes nutritivos. Como:

Grãos

  • Arroz integral

Legumes

  • Mix de legumes – vagem cebola e batata – picados em pequenos pedaços e cozidos no vapor.
  • Abobrinha cortada em pequenos pedaços refogada com cebola e alho.
  • Batata doce em cubos cozida no vapor.
  • Purê de batata
  • Brócolis cozido no vapor

Proteínas

  • Frango desfiado cremoso com alho-poró refogado e creme de leite.
  • Filé de frango em cubos refogado com cebola, alho e molho inglês.
  • Filé de frango grelhado.
  • Carne moída refogada.

Instruções para preparar as suas marmitas fit congelas:

Escolha do recipiente

Antes de montar as suas marmitas, é importante que você tenha recipientes próprios para o uso em congelador e no micro-ondas, como potes de vidro herméticos.

Além disso, o tamanho do recipiente vai depender da quantidade de alimento que você habituado a comer. Se você está montando um cardápio semanal para mais de uma pessoa, faça porções maiores para que seja mais prático na hora de dividir as refeições.

Montagem das marmitas

Uma boa dica na hora de preparar as suas marmitas congeladas, é colocar cada alimento em um terço do recipiente. Dessa forma, você equilibra os ingredientes e tem uma refeição completa e balanceada.

Sugestão de cardápio semanal saudável

Document
Dia da semana Cardápio
Segunda Arroz integral com mix de legumes e filé de frango grelhado
Terça Purê de batata com mix de lexumes (sem batata) e filé de frango grelhado
Quarta Arroz integral com carne moída e abobrinha refogada
Quinta Batata doce cozida com frangos em cubos refogados e brócolis
Sexta Arroz integral com carne moída e abobrinha refogada
Sábado Arroz integral, frango com alho poró cremoso e mix de legumes no vapor
Domingo Batata doce com carne moída e brócolis

Esta é apenas um dica de cardápio fitness semanal para congelar, mas você pode combinar os ingredientes da forma que mais lhe agrada.

Congelando e descongelando a marmita

Para as refeições durarem uma ou mais semanas, é importante que o congelamento dos alimentos sejam feitos corretamente. Se você vai congelar legumes e verduras, cozinhe-os primeiramente no vapor e depois mergulhe eles na água gelada, já para os grãos como arroz, o ideal é que você cozinhe sem tempero algum assim como para as proteínas que devem estar frescas também.

Mas, lembre-se, que para preparar as marmitas congeladas é extremamente importante que os recipientes suporte baixas e altas temperaturas, ou seja, que possa ser levado para o freezer e micro-ondas.

Já o descongelamento também deve ser feito com cuidado, caso contrário a sua comida pode acabar estragando se ela ficar mais tempo do que o necessário, afinal, a média são de 3 minutos para cada porção. Para saber mais sobre esse processo, confira o nosso post de como congelar alimentos sem estragá-los.

Agora que você já sabe como montar um cardápio semanal saudável e prático para o almoço e jantar, que tal aprender a como preparar comidas fit para as demais refeições? Para isso, confira o nosso post de receitas fitness feitas no microondas.

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